Dúvidas frequentes

1- Posso fazer apenas um app para as duas plataformas (iOS e Android) ou preciso necessariamente desenvolver os dois separadamente?

 

Na verdade, não é necessário desenvolver dois diferentes aplicativos de maneira nativa, existem linguagens híbridas de programação que possibilitam fazer um único aplicativo que se molde tanto para iOS quanto para Android. Existem inúmeros exemplos, um bem conhecido é o phonegap.

 

2- Então, fazer um app híbrido sai metade do preço?

 

Não, um projeto de app é composto não só pelo aplicativo como também pelo backend e painel web na maioria das vezes (leia aqui sobre isso). Além disso, o app programado em linguagem híbrida necessita de vários ajustes para se adaptar as plataformas diferentes, sendo assim, enquanto um app iOS vai custar “X” e o app Android vai custar outro “X” totalizando “2X”, o app híbrido vai custar “X,3”. Sendo assim, em um projeto completo, a diferença do preço de desenvolvimento fica em torno de 30%.

 

3- Existe diferença de qualidade entre os apps nativos e híbridos?

 

Sim, muita. Apps nativos tornam-se naturalmente mais funcionais, com usabilidade (UX) sensivelmente melhor para seus usuários. Além disso, os apps nativos tendem a necessitar menos frequentemente de manutenção.

 

4- Existem casos onde seria recomendado o desenvolvimento de apps híbridos?

 

Sim, os apps híbridos tem bastante valor no desenvolvimento de jogos, onde as plataformas especiais para criar o jogo facilitam muito o trabalho, um exemplo é o Unit. Alem disso, apps híbridos podem valer a pena, financeiramente falando, quando se desenvolve um app de curta duração como por exemplo algum app para campanhas de datas especiais (dia dos pais, natal, etc.)

 

5- De maneira geral, o que é mais recomendável, híbrido ou nativo?

 

Nativo, com certeza absoluta. Ainda mais se pretendes desenvolver um aplicativo iOS e Android de qualidade para satisfazer os usuários.

 

6- E desenvolver com freelancer, vale a pena?

 

Depende do seu objetivo, mas normalmente projetos concebidos inteiramente por freelancers acabam fracassando. Contratar uma equipe de freelancers é umas das alternativas mais baratas, mas existem ressalvas. Você pode encontrar freelancers capacitados, entretanto será sua ocupação gerenciá-los, e acredite, isso exige experiência.

 

Vantagem: econômica

 

Desvantagem: Rotatividade alta de profissionais, gerando uma “troca de mãos” muito grande. Profissionais normalmente com baixa experiência e capacitação de design, o que pode prejudicar bastante o visual (UI) e a usabilidade (UX). Além disso o gerenciamento de freelancers pode fazer com que seu projeto tenha prazos alongados, muitas vezes triplicados. Além disso, freelancers normalmente atuam como “executores”, sendo assim, se você não tiver conhecimento e experiência para guiar o projeto, a qualidade do mesmo vai ficar debilitada, mesmo que os profissionais sejam capacitados.



Escrito por: Aioria | Desenvolvimento de aplicativos.