Desenvolvimento de Apps

Como é feito o desenvolvimento de aplicativos

 

Criar um aplicativo é algo que requer muito conhecimento e estratégia. Atualmente, não pode ser considerado um bicho de 7 cabeças, mas, por outro lado, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não é algo tão fácil assim e, certamente, não pode ser algo “caseiro”.

Há certos requerimentos técnicos básicos, algo como um mínimo de conhecimento da área, para que se possa criar um aplicativo relevante, eficiente e que possa ser usado por qualquer pessoa, aumentando assim, sua relevância e notoriedade.

 

O que levar em consideração na criação de um aplicativo

 

O primeiro passo para se desenvolver um aplicativo é decidir o sistema operacional em que ele trabalhará. Os mais utilizados são, sem dúvidas, o Android e o iOS.

Cada um destes sistemas possui suas próprias particularidades, semelhanças e diferenças que devem ser levadas em conta ao planejar a criação de um aplicativo.

 

Android

 

O Android está presente em todos os smartphones e tablets que não são fabricados pela Apple. Desenvolvido pelo Google, este sistema operacional possui as seguintes características técnicas básicas:

1. Adapta-se em diversas telas e resoluções e, por isso, é considerado excelente para os incontáveis terminais existentes.

2. Possui aplicativos de multitarefas reais.

3. Código aberto de sistema operacional, o que permite ser facilmente ajustável às necessidades de cada usuário.

4. É compatível com HTML, HTML5, Adobe Flash Player, possui navegador baseado em WebKit e núcleo com base no Kernel (Linux).

5. O armazenamento de dados é feito com o SQLite.

6.Estão incluídos neste sistema operacional: avaliação de desempenho do software, emulador de dispositivos, ferramentas que depuram a memória, uma ferramenta para videochamadas, o Google Talk.

 

iOS

 

Criado por Steve Jobs, um dos nomes mais respeitados do segmento da tecnologia da informação, o iOS já viveu dias de maior popularidade. No entanto, possui uma legião de usuários fieis espelhada pelo mundo todo.

As características técnicas básicas do iOS são as seguintes:

1. A instalação do iOS em hardware de terceiros não é permitida.

2. Apesar de ser um sistema exclusivo, o SDK do sistema é aberto para que os desenvolvedores possam aprimora-lo.

3. Aplicativos eficientes de multitarefa real.

4. A instalação de aplicativos de terceiros só pode ser realizada com um Jailbreak.

5. O sistema iOS é uma variável do Mac OS X, sistema operacional dos PCs da Apple, o qual é baseado no Unix.

O iOS passa por atualizações constantes e, até a oitava versão, a iOS 8, o uso da plataforma Java e Adobe Flash não era permitido. No entanto, a partir da versão iOS 9, este uso já foi liberado.

Os usuários que continuam com dispositivos da Apple funcionando em versões anteriores à 8ª ainda não conseguem utilizar o Adobe Flash. Nestes casos, o iOS utiliza o HTML5.

 

Escolhendo um desenvolvedor de aplicativos

 

Como mencionado anteriormente, para desenvolver um aplicativo eficiente é necessário que se tenha conhecimentos sólidos em desenvolvimento de software e em design.

Uma equipe completa para desenvolver um aplicativo é composta por: designer, analista de sistemas, arquiteto de informação (ou software), desenvolvedor, programador e um analista de banco de dados.

É necessário que a equipe esteja sempre em dia com as atualizações das soluções e ferramentas tecnológicas para poder trabalhar todas as características mais recentes dos sistemas operacionais.

Portanto, ao escolher uma empresa, é preciso se certificar das habilidades técnicas e experiência que a equipe possui.

Outro ponto importante é que muitas empresas que trabalham apenas com publicidade e propaganda acabam terceirizando o serviço, o que pode onerar o desenvolvimento do aplicativo para o cliente final.

Mas o preço alto não é apenas o único obstáculo. Muitas vezes a customização do aplicativo fica prejudicada, sendo necessários diversos ajustes até que funcione de uma maneira adequada e eficaz.

O serviço terceirizado ainda prejudica o serviço para as atualizações necessárias que corrigem defeitos ou aprimoram o desempenho do aplicativo.

Concentrar o desenvolvimento do aplicativo em uma única empresa que possui experiência e uma equipe de profissionais apta para realizar todas as fases de criação com excelência é o melhor a fazer para que você tenha em mãos o produto que quer por um preço justo.

Aplicativos que são fáceis de serem utilizados, que possuem uma estética bonita e apelativa aos usuários, mas, acima de tudo, que apresentem uma experiência incrível ao cliente final são os aplicativos que se tornam populares e fundamentais ao seu público.

Escrito por: Aioria | Desenvolvimento de aplicativos.