Tipos de Aplicativo

Tipos de aplicativo

 

O mundo digital já provou que chegou para ficar e você percebeu que uma das maneiras de se manter competitivo no mercado online é fazer um aplicativo simples e funcional para facilitar a vida de seus clientes e, de quebra, estabelecer uma relação de fidelidade com a sua empresa.

Após contratar uma equipe com habilidades técnicas, conhecimentos de mercado e capaz de desenvolver um aplicativo que também seja uma importante ferramenta de vendas, chegou a hora de decidir que tipo de aplicativo poderá suprir completamente as suas necessidades.

Confira abaixo os principais tipos de aplicativos e suas características.

 

Aplicativo nativo

 

São considerados aplicativos nativos aqueles que trabalham em modo offline nos dispositivos móveis, como os smartphones e tablets, aproveitando todos os recursos destes dispositivos, como a lista de contatos, câmera, GPS, entre outros.

Os aplicativos nativos têm esta característica porque são instalados no interior dos dispositivos móveis para que possam ter acesso rápido às suas funções e recursos.

Tecnicamente falando, o grande benefício em desenvolver um aplicativo nativo é a facilidade na otimização do código, que lida diretamente com as bibliotecas dos sistemas operacionais. Tais aplicativos são desenvolvidos por meio da utilização dos SDKs e as linguagens nativas de cada uma das plataformas, facilitando o acesso às funções.

O custo para desenvolver um aplicativo nativo é um pouco mais elevado que o desenvolvimento dos outros tipos de aplicativos e, esta, pode ser considerada a desvantagem deste tipo.

 

Aplicativo Web (Web App)

 

Pode-se afirmar que um aplicativo Web não é um verdadeiramente um programa, mas uma página da internet que se comporta como um programa, pois ele não é capaz de acessar alguns elementos do dispositivo móvel, como as descritas no item acima.

Para acessar um aplicativo web, os usuários acessam uma URL específica e instalam o aplicativo na tela principal, criando um atalho até a página do Web App. Aplicativos Web precisam apenas de um design de aplicativo com uma interface móvel e são e são desenvolvidos em linguagem HTML5, CSS3 e JS.

A vantagem deste tipo de aplicativo sobre o nativo é que o custo para desenvolver um Web App é bem mais baixo do que o primeiro. Além disso, todo o desenvolvimento e as atualizações estão relacionadas às atualizações do próprio navegador usado como interface de acesso, tornando-se independentes da distribuição nas lojas de aplicativos.

Aliás, uma outra grande vantagem deste tipo de aplicativo é o descarte da necessidade de ser aprovado para poder figurar e uma das lojas de aplicativos.

 

Aplicativos híbridos

 

Em linhas gerais, pode-se afirmar que um aplicativo híbrido é uma mistura de um aplicativo nativo e um aplicativo web, pois são desenvolvidos com linguagens e tecnologias do último, usando frameworks que poderão convertê-lo em um aplicativo que será instalando em um dispositivo móvel.

Alguns destes frameworks possuem suas próprias bibliotecas, as quais otimizam a integração dos aplicativos híbridos com as diversas funções dos dispositivos. No entanto, uma desvantagem deste tipo de aplicativo é a incidência grande de problemas de compatibilidade ocasionadas pelas atualizações.

Uma das possibilidades dos aplicativos híbridos é, também, fazer a renderização de uma página da web e inseri-la no aplicativo. Porém, esta possibilidade limita bastante o acesso às funcionalidades do dispositivo móvel, apesar de baratear o custo do desenvolvimento.

Por ser caracterizado por possuir atributos de um aplicativo nativo e um web app, o aplicativo híbrido precisa passar pela burocracia das lojas de aplicativos para que seja publicado e operar de maneira semelhante aos aplicativos nativos, pois devem ser baixados como estes, ou seja, diretamente da loja.

Os aplicativos híbridos são populares porque permitem uma produção em várias plataformas, utilizando a linguagem HTML para os diversos sistemas operacionais, além de ferramentas que permitem a redução dos custos do desenvolvimento.

 

Qual tipo de aplicativo escolher?

 

A melhor maneira de escolher o tipo de aplicativo que sua empresa deve desenvolver é definir objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo é oferecer ao seu cliente final a melhor experiência online, um aplicativo nativo pode ser a melhor opção.

Em relação aos custos para desenvolvimento, tanto os aplicativos híbridos como os web apps podem ser desenvolvidos com valores mais competitivos quando comparados ao aplicativo nativo.

Uma dica que deve ser levada em consideração ao escolher o tipo de aplicativo para a sua empresa é ficar de olho nas tendências do mercado digital. Hoje em dia, muitas pessoas baixam um aplicativo para usá-lo apenas uma vez e o desinstalam, problema que não existe em um aplicativo web, por exemplo.

Portanto, o melhor caminho a seguir é conversar com a equipe desenvolvedora, expor seus objetivos e ouvir os conselhos de quem conhece o mercado.

Escrito por: Aioria | Desenvolvimento de aplicativos.