Processo de Criação de Aplicativos

Processo de criação de aplicativos

 

O processo de criação de aplicativos envolve conhecimento técnico, planejamento e bastante criatividade.

No entanto, uma das principais questões que devem ser levadas em consideração na criação de um aplicativo é responder à pergunta: por que criar e desenvolver um aplicativo?

 

Os números da tecnologia mobile no Brasil

 

Só em 2014, o Brasil passou da marca de 40 milhões de smartphones vendidos. Em 2015, o número ultrapassou a marca dos 60 milhões. A expectativa é que em 2016 este número seja ainda mais expressivo.

Mas, afinal, o que isso significa?

Em linhas gerais, pode-se afirmar que a expressão “entrar na internet para fazer algo” está obsoleta. Hoje em dia, ninguém mais “entra na internet”, pois as pessoas estão conectadas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Se você parar e observar as pessoas ao seu redor, verá que boa parte delas está com seu smartphone em punho consumindo algo, seja informação ou comprando (ou contratando) algo.

Sendo assim, um aplicativo passou a ser uma importante ferramenta de venda para as empresas e, por isso, assim como no desenvolvimento de outras estratégias importantes, a criação de um aplicativo precisa ser muito bem planejada e implantada.

 

O desenvolvimento de um aplicativo deverá ser feito por quem entende

 

Justamente por estar conectado às estratégias de vendas, o desenvolvimento de um aplicativo deverá ser feito com cuidado e conhecimento.

Uma empresa desenvolvedora deverá ser capaz de cumprir as seguintes etapas do processo de criação de aplicativos:

 

  • Determinar, juntamente com o cliente, os objetivos do aplicativo e administrar suas expectativas. O briefing que antecede o desenvolvimento deverá ser completo para que o aplicativo atendas às necessidades e expectativas do cliente, além de, uma vez pronto e funcionando, o aplicativo possa cumprir o seu papel.
  • Definição das plataformas remotas em que o aplicativo terá suporte. Uma empresa desenvolvedora é capaz de determinar quais as plataformas mais importantes e que entregarão a melhor experiência online ao usuário e exceder as expectativas do contratante.
  • Oferecer a melhor relação custo x benefício, além do suporte às tecnologias mais atuais e soluções eficazes. A empresa desenvolvedora deverá ter um custo compatível com o mercado e oferecer benefícios que gere valor ao seu serviço. Além disso, deverá expor ao contratante uma comparação das tecnologias disponíveis para que, juntos, possam decidir o melhor caminho a seguir com o aplicativo a ser desenvolvido.
  • O aplicativo deverá estar funcionando e disponível nas principais plataformas, alcançando o maior número de pessoas possível.
  • Não basta desenvolver. A empresa desenvolvedora deverá prover todo suporte técnico para o cliente contratante, apresentando opções de atualizações e melhorias constantes, baseadas nas demandas dos clientes finais que utilizarão o aplicativo.
  • A estética aliada à funcionalidade deve ser a característica mais marcante do aplicativo. Combinar beleza e simplicidade é o segredo para desenvolver um aplicativo popular e que reverterá em negócios para o contratante.
  • Embora o mobile-first seja o pensamento do momento, desenvolver um web app também é algo que deverá ser levado em consideração. Se não for possível no momento, um aplicativo que possa ser utilizado via internet é algo que deverá ser desenvolvido em um futuro bem próximo.
  • Inovação é essencial no processo de desenvolvimento de um aplicativo. Analisar o mercado e os concorrentes e visualizar o que você pode trazer de diferencial e inovador ao seu cliente final é algo que poderá fazer toda a diferença na hora de distribuir um aplicativo nas lojas de aplicativos.

 

 

Conhecimento técnico é fundamental, porém é preciso que seja humanizado

 

Ser capaz e desenvolver um aplicativo tecnicamente impecável, testa-lo nos diversos ambientes e entrega-lo em perfeito funcionamento é importante. No entanto, desenvolver as habilidades humanas que vão otimizar o processo de desenvolvimento do aplicativo baseado nas necessidades do público-alvo é fundamental para o sucesso desta estratégia.

Entregar a melhor experiência online aos usuários finais do aplicativo é algo que lida diretamente com emoções e expectativas. Afinal de contas, quem nunca se frustrou por ter de esperar intermináveis minutos até que a tela de um aplicativo carregue?

Portanto, o processo de criação de aplicativos está intimamente ligado às emoções que envolvem as operações online. Por esse motivo, é preciso ter em mente que quanto melhor a experiência do usuário, mais fidelizado este cliente ficará em relação à marca que lhe proporciona tal experiência.

Este cliente fará questão de divulgar o seu aplicativo a sua rede de contatos, aumentando sua geração de leads.

Escrito por: Aioria | Desenvolvimento de aplicativos.