Quanto custa um app?

Um projeto de aplicativo pode variar muito conforme o tamanho de seu escopo (número de funcionalidades que ele vai possuir), acreditamos que o ideal é sempre iniciar a partir de um MVP (Menor Produto Viável) para evitar desperdícios de recursos.

 

Para entendermos, temos que definir o que é “um aplicativo”?

 

“Um aplicativo” mobile para smartphones é normalmente composto de:

 

App na versão Android: É o aplicativo desenvolvido em uma linguagem de programação nativa para smartphones e/ou tablets que operem com sistema Android (construído em java / IDE android studio).

 

Uma versão iOS: É o aplicativo desenvolvido em uma linguagem de programação nativa para iPhones e/ou ou iPads que operem com sistema Android (construído em swift and object c. / IDE Xcode.

 

Um sistema de backend e banco de dados, que recebe e armazena toda a informação do aplicativo. Além disso, armazena e contém regras de negócio, como por exemplo: O banco de dados do Facebook (repare que você enxerga os mesmos dados independente de abrir ele no app, no site web ou no site mobile) e os algoritmos de feed de posts.

 

Um painel administrativo web, para gerenciar e inserir conteúdo, enviar mensagens via notificações aos usuários ente outros.

 

Naturalmente, para desenvolver um bom aplicativo, são necessários, no mínimo, os seguintes profissionais:

 

• 1 programador Android
• 1 programador iOS
• 1 gerente de projetos
• 1 designer
• 1 desenvolvedor web
• 1 desenvolvedor backend

 

Agora que sei tudo isso, quanto custa de fato desenvolver um aplicativo?

 

Em média, os projetos feitos na Aioria têm saído entre 40 e 60 mil reais. Entretanto, dependendo do projeto esses números podem variar tanto para cima quanto para baixo.

 

Aqui segue uma ferramenta de simulação, lembramos que ela é apenas um simulador para estimativa e não serve como orçamento oficial, mas já ajuda bastante a dar uma boa base para os curiosos.



Escrito por: Aioria | Desenvolvimento de aplicativos.