Desenvolvimento de aplicativos para Android
A plataforma Android, criada pelo Google, é uma das plataformas mais populares nos dispositivos móveis ao redor do mundo, dividindo o posto com o iOS, da Apple.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em abril deste ano apontou que o uso de smartphones no Brasil atingiu o índice expressivo de 168 milhões (alta de 9% em relação ao mesmo período em 2015), é seguro dizer que quase que a totalidade dos aparelhos de celulares utilizam o Android.
Estes números mostram que as pessoas estão cada vez mais adeptas de realizar todas as suas transações comerciais e sociais via dispositivos móveis. A pesquisa ainda mostrou uma projeção de 236 milhões de aparelhos até 2018.
Em um mundo em que as transações comerciais se expandiram e tomaram grande proporção no online, ter um aplicativo que realmente apresente valor ao cliente final é uma importante estratégia de venda.
Procedimentos básicos para o desenvolvimento de aplicativo
Para desenvolver um aplicativo bom e eficiente para a plataforma Android, é preciso ir além da habilidade técnica.
Um bom desenvolvedor está sempre atualizado em relação às inovações e soluções tecnológicas para aprimorar o desempenho de todos os aplicativos da plataforma, mesmo os que ainda não foram desenvolvidos.
O intuito do Google é prover o melhor ambiente a todos: desenvolvedores e clientes e, por isso, investe muito em pesquisas e estudos que tenham o objetivo descrito acima.
Planejando o desenvolvimento de seu aplicativo
Ter uma ótima ideia para um aplicativo que vá oferecer benefícios aos seus clientes finais e agregar valor ao seu produto é apenas o primeiro passo.
A partir daí é preciso um planejamento de desenvolvimento, o qual deve incluir pesquisas de mercado e de público-alvo para conhecer os desejos dos clientes do seu segmento e observar a aceitação da sua ideia.
Um bom conhecimento do que já há de semelhante lançado no mercado pode ser decisivo para que seu aplicativo se torne um sucesso. É importante saber como seus concorrentes diretos trabalham para que você possa determinar estratégias para se destacar.
Protótipo de aplicativo
Desenvolver um protótipo do seu aplicativo é uma boa medida para testar design, códigos e funções. Além disso, por meio do protótipo, os desenvolvedores poderão se assegurar quanto a segurança dos dados inseridos.
Um protótipo é, também, sempre a melhor maneira de apresentar um apicativo, mostrar como o aplicativo funcionará e trazer toda a identidade visual da marca. O design deve ser dinâmico, funcional, simples, intuitivo e bonito.
Publicação do aplicativo
A publicação dos aplicativos para a plataforma Android acontecem na loja virtual do Google para dispositivos móveis, a Google Play.
A partir daí seu aplicativo está pronto para entregar ao seu cliente final tudo o que ele precisa de uma maneira prática e funcional.
O Desenvolvimento de aplicativos para Android é realizado em liguagem JAVA nativamente, mas para casos extremos é possível usar linguagem de baixo nível no NDK, mas geralmente este tipo de abordagem deixa o app focado em apenas 1 dispositivo.
Hoje a google esta disponibilizando a nova ferramenta para o desenvolvimento para Android o Android Studio. Ele permite realizar o desenvolvimento, testes e distribuição de seus apps.
Há hoje 19 SDKs oficiais do Android sendo o ultimo o Kitkat versão 4.4.2 API 19.
O ambiente para desenvolvimento permite o design de telas para tablets e smartphones, podendo ser testados dos pequenos smartphones de 3 polegadas aos tablets de 10 polegadas.
O desenvolvimento para android hoje foca os dipositivos com Android superiores ao 4.0, mas é possível desenvolver apps compatíveis com até a versão 2.3. Os dispositivos Androids em sua maioria tem disponível pelo menos o Android 2.3. Os aparelhos recententes não saem de fabrica com Androids inferiores ao 4.0.