Quanto vale uma ideia?

Ideias inovadoras valem muito dinheiro? Quem tem ideias fica rico? Essas perguntas estão sempre na cabeça das pessoas e a maioria delas acha que a resposta é sim. Afinal, o criador do Facebook ficou rico, os criadores do YouTube ficaram ricos e, mais recentemente, os desenvolvedores do WhatsApp ficaram ricos. É comum achar que o desenvolvimento de aplicativos está diretamente relacionado com ideias inovadoras e, consequentemente, com o sucesso financeiro.

 

Depois de algum tempo no mercado de desenvolvimento de apps, podemos dizer que uma das maiores ilusões está em achar que a ideia já vale algum dinheiro. Será que os criadores do YouTube ficaram ricos por que apresentaram a ideia ao Google, e esse quis comprar?  Para quem não lembra, durante um tempo o Google chegou a criar o “Google vídeos”, e estava lá, o poderoso Google competindo contra o iniciante YouTube. Mas o YouTube já estava no mercado, ele já estava consolidado, ele já tinha usuários, a ideia do YouTube já havia sido executada! O resultado foi que hoje você não acessa o “Google vídeos”, pois esse não existe, hoje você cria uma conta Google e está já vem conectada ao YouTube. E sim, o Google fez dos criadores do YouTube milionários, mas acreditem, não foi por causa da ideia.

 

Recebemos e-mails diariamente de pessoas que tem uma ideia, estas só aceitam fazer uma reunião caso seja assinado um “termo de confidencialidade”. Ou seja, para termos a chance de fazer um orçamento, temos que nos comprometer a não “roubar a ideia”. Já assinamos documentos que citam cifras de 7 dígitos! Isso mesmo, SETE dígitos de “penalidades”. E acreditem, na maioria das vezes a pessoa traz uma ideia que, inclusive, já existe. Além de não pesquisar no mercado, para ver a originalidade das ideias, as pessoas em sua maioria ainda acreditam que basta ter a ideia, que o resto acontece sozinho.

 

Nossa empresa encoraja muito as pessoas a terem e apostarem em ideias novas, principalmente de aplicativos. Queremos ouvi-las e ajudar na execução das mesmas, mas encontramos dificuldades pois muitas pessoas entendem que apenas a ideia já vale dinheiro e é o suficiente.

 

A grande verdade é que uma ideia, sem acompanhamento de muita vontade de fazer dar certo, sem pesquisa, sem uma execução bem feita, não vale nada. Absolutamente nada. Por mais que a pessoa acredite na própria ideia, ela somente será um sucesso se os usuários enxergarem ali algo interessante para eles.

 

Quando falamos em desenvolvimento de aplicativos, só confirmamos o real potencial da ideia no momento que temos o projeto executado. Não precisa ser o projeto completo, pode ser algo mais simplificado, mas que mantenha a essência da ideia. Este conceito de projeto enxuto é o que chamamos de MVP (menor produto viável). Afinal, são os usuários que vão dizer se o produto é bom e se a ideia realmente é útil, e é a partir de um MVP é que podemos pensar para que rumo levar aquele produto.

 

Na nossa empresa já conseguimos fazer MVP`s para clientes com 1/10 dos recursos necessários para construção do projeto completo. Assim, caso os usuários demonstrem que a ideia não era tão boa assim, é possível abandonar o projeto sem ter feito um alto investimento (de tempo e dinheiro) inicial. Da mesma forma, se o projeto se mostrar útil para as pessoas, fica fácil de direcionar os próximos investimentos conforme o feedback (retorno) dos usuários.

 

Acreditamos que o valor não está na ideia, e sim, na ideia executada.

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