Desenvolvimento de Aplicativos Médicos

Na última terça-feira, dia 14/04/2015, a Apple liberou para desenvolvedores e pesquisadores o ResearchKit. framework estava disponível desde o seu anúncio em março do ano passado para empresas e instituições, mas somente agora foi disponibilizado para o público em geral.


Desenvolvimento de aplicativos médicos com o UIResearchKit

Desenvolvimento de aplicativos médicos com o UIResearchKit


Os primeiros aplicativos que fizeram uso do ResearchKit foram baixados por mais de 60.000 usuários que participaram de pesquisas sobre doença de Parkinsondiabetesdoenças cardíacasasma e até câncer de mama. Tudo isto apenas na primeira semana.

Agora já é possível que pesquisadores e médicos em todo o mundo possam usar o ResearchKit para desenvolver seus próprios apps e também contribuir com o trabalho de outros pesquisadores, criando módulos de pesquisa de código aberto.

Mas o que o ResearchKit faz? Basicamente, ele transforma dispositivos Apple em poderosas ferramentas para pesquisas médicas. Com a devida permissão do participante, aplicativos que utilizam o framework podem acessar dados dos sensores nativos como acelerômetro, giroscópio, microfone e GPS para obter informações da atividade de um participante, deficiências motoras, de memória e muito mais.

O framework ainda funciona em conjunto com o HealthKit, uma plataforma modelo que a Apple introduziu com o iOS 8, coletando informações de saúde e fitness através de outros aplicativos ou, até mesmo, de wearables. Ou seja, é possível utilizar os dados do app Saúde (Health) como o peso, pressão arterial, glicemia e até o uso do inalador para a asma – estes medidos por meio de dispositivos de terceiros e apps.

Palestra de apresentação do framework ResearchKit

Palestra de apresentação do framework ResearchKit

Já existem, inclusive, diversos acordos entre a Apple e grandes instituições americanas de ensino e pesquisa médico-hospitalares. Na verdade, o próprio desenvolvimento deste framework foi feito em conjunto com estes centros de pesquisas. Outro ponto importante de se lembrar é que a Apple firmou uma parceria com a IBM, na qual, por meio de um serviço chamado Watson Health, dados coletados pelo HealthKit e pelo ResearchKit serão entregues à outras empresas, incluindo a Johnson & Johnson e a Medtronic. A ideia é que essas empresas possam integrar estes dados em serviços que oferecem às empresas de saúde (a revista Forbes fez uma matéria interessante sobre este assunto).

 

Em resumo, a Apple nos entregou uma poderosa plataforma de coleta dados com acesso à milhares de usuários, diminuindo e facilitando o trabalho e custos para criação de aplicativos de pesquisa. Agora cabe à nós (pesquisadores, desenvolvedores e usuários) usufruir deste framework desenvolvendo aplicativos focados no assunto.

Deixe seu comentário