App FIC, do lançamento em 2014 a versão de 2016.

A ideia de trazer um app para o FIC de 2014 partiu da Aioria e foi aceita pela presidência da ABRADI da época. Em um projeto realizado em menos de 25 dias, foram estabelecidas quais eram as funcionalidades que gostaríamos de ter e poderíamos realizar em tempo hábil. Com isso, se chegou em um escopo com agenda, chat, como chegar e informações diversas. Com suporte da Divex na parte gráfica, o projeto foi realizado para iOS e Android e com um painel de controle web com envio de notificações de push gerais.

 

O app iOS somente foi aprovado pela apple na madrugada anterior ao evento, e o projeto como um todo foi muito satisfatório, com bastante adrenalina para os envolvidos. O app acabou sendo muito utilizado para as notificações gerais durante o evento.

 

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Assim como o evento de 2015, o app acabou ficando em risco, por isso acabou sendo uma mera cópia do que já havia rodado em 2014. Mais uma vez foi feito de maneira “corrida” com muito esforço dos envolvidos, mas em um espírito “apagar incêndio”.

 

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Com a chegada de 2016 e a promessa de um FIC ousado e inovador, finalmente foi dado ao projeto do app a atenção e tempo que realmente necessitava. Primeiramente, a equipe estudou os resultados do uso do app nos anos anteriores, o que nos ajudou a entender como os usuários estavam se comportando. A partir disso, fizemos algumas entrevistas com pessoas aleatórias que tinham usado e também conversamos com os organizadores do FIC a fim de aprender o que poderiam ser , de fato, funcionalidades que engajassem os usuários ao app e o evento. Entendemos que o principal desafio seria tentar fazer um app que fizesse parte de fato do evento, funcionando como um facilitador para o usuário interagir e se integrar com o FIC. Com isso o app foi desenvolvido com as seguintes funcionalidades:

1 – Programação do evento igual à dos anos anteriores. Porém, com a possibilidade de favoritar as palestras de interesse a fim de criar uma agenda personalizada.

 

2 – Chat. Foram concebidas 3 maneiras diferentes de usar o chat, e isso foi sem dúvida um dos grandes acertos da versão 2016.

2.1 – Chat geral – como nas versões anteriores, todos presentes poderiam interagir com quem quisessem através do chat;

2.2 – Chat com pessoas da mesma palestra – Dentro da programação é possível ver as pessoas que também favoritaram o mesmo evento, assim, podendo falar diretamente com as pessoas que estarão no mesmo evento que você;

2.3 – Sala da palestra. Durante uma palestra os usuários conseguiram fazer um check in, a partir disso ele entrava em uma sala de bate-papo coletivo dos presentes na mesma palestra. Desta maneira, essa sala pôde ser usada como fonte para fazer perguntas ao palestrante e debates coletivos. Essa funcionalidade foi muito legal, e em palestras onde o palestrante pediu aos presentes para utilizar teve uma aderência e resultado incríveis.

 

3- Rating: Todas as pessoas que faziam check in em uma palestra eram obrigadas a avaliar de 1 a 5 estrelas (estilo uber) a apresentação. Essa funcionalidade ajudou muito para a conquista de bastante feedback sobre o evento, o que vai ajudar a construir eventos ainda melhores nos próximos anos.

 

chat   chat_in   detalhe   menu   programacao   social   splash   timeline

 

Outras várias funcionalidades como mural de fotos tiradas no evento, twitterwall, como chegar, informações, etc. Estavam também presentes na versão 2016 e tiveram resultados bastante significativos

Alguns números da versão 2016:

 

177 usuários iOS na data do evento (754 sessões);

194 usuários Android na data do evento (812 sessões);

13 minutos de duração média de sessão

10,32 telas visualizadas por sessão em média

Mais de 1000 mensagens enviadas.

 

Em 2016 foi muito legal, a ideia é seguir fazendo do app FIC uma ferramenta de evolução constante e conjunta com o evento como um todo, sempre visando ser uma ferramenta que aumente engajamento dos usuários com o FIC.

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