Cuidado com as Selfies!

 

No mês passado uma notícia divulgada pelo site de tecnologia Mashable correu as redes sociais por tamanha perplexidade na sua chamada: “Selfies já matam mais humanos do que ataques de tubarões”.  O levantamento é simples. Nadar com os tubarões pode ser mais seguro do que tirar uma foto de si mesmo.

 

Só em 2015 já ocorreram 12 acidentes fatais originados pelo ato de tirar fotos de si mesmo (selfie) contra oito ataques de tubarões. O último caso de morte por selfie conhecido ocorreu no Taj Mahal, na Índia.  Um turista japonês morreu depois de despencar de uma escada enquanto tentava tirar uma foto de si mesmo.  As mortes mais comuns por selfie são nesse estilo, pessoas que caem de lugares com a tentativa de tirar uma boa foto. O segundo tipo que mais mata são as tiradas em movimento como em carros ou trens.

 

Esse “fenômeno” que invadiu nossas vidas através das câmeras dos nossos smartphones, e que se propagou pelo mundo muito com a ajuda de redes sociais como Facebook e Instagram, parece ter surgido com a nova era do mundo digital, mas na verdade, os primeiros registros de selfie conhecidos vem de séculos atrás. O primeiro reconhecido data de 1839, assinado pelo fotógrafo Robert Cornelius. Em 1914, os jovens também começaram a se aventurar. Anastasia Nikolaevna, de 13 anos, filha do czar Nicolau II da Rússia, posou para sua selfie em frente a um espelho.

 

selfie01

 

Em 2013, o super respeitado dicionário da língua inglesa, Dicionário Oxford, incluiu o novo verbete em suas páginas: selfie, que reúne o substantivo self (eu, a própria pessoa) e o sufixo ie. Eis sua definição: “Fotografia que alguém tira de si mesmo, em geral com smartphone ou webcam, e carrega em uma rede social.” Os responsáveis pelo Oxford incluíram no dicionário o novo verbete porque as citações a selfie cresceram 17.000% naquele ano.

 

Os artistas conhecidos que mais abusam de suas selfies são: Kim Kardashian, Justin Bieber, Rihanna, Lady Gaga, Ashton Kutcher entre vários outros.

selfie03

 

Nos dias de hoje se conhecem três tipos de grupos de selfies bem caracterizados: os exibicionistas – São aqueles que costumam tirar foto diante do espelho do elevador ou da academia e exibir, por exemplo, os resultados da malhação ou atividades físicas; os viajantes – não necessariamente precisam estar viajando, mas sim estar em algum lugar bacana como praia ou serra, por exemplo. É importante mostrar o local, mas 2/3 da foto tem que ser seu; o estado de espírito – acordando ou indo dormir, felizes ou tristes, beijando a namorada ou sangrando depois de uma luta, o importante é mostrar o que está sentindo no momento.

 

selfie02

 

Bem, não importa em qual dos grupos acima você se encaixa, abaixo vai uma dica de três apps ótimos para quem gosta ou não vive sem bater uma selfie!

 

Facetune

Perfeito para realizar alguns retoques no rosto antes de publicá-la. Com ele, você pode clarear os dentes, apagar acnes ou sinais e até mesmo atenuar as olheiras. Disponível no Android e no iOS.

 

Perfect365 – Maquiagem Facial

Sem precisar gastar muito tempo, as maquiagens já vem montadas. Com ele, você seleciona um modelo e depois ajusta como preferir, com quesitos para olhos, rosto, pele, retirar olheiras, cabelo, boca e mais. Se preferir, o usuário pode nivelar a intensidade das aplicações para parecer mais real.

 

PhotoMirror

Possibilita a criação de selfies diferenciadas, graças ao recurso de duplicar instantaneamente um retrato ou um arquivo importado da biblioteca do gadget. Há muitos tipos de efeitos para espelhar a foto nas direções vertical e horizontal. Além disso, o programa conta com opções de ajuste de foco e recorte, efeitos 2D, 3D, filtros e molduras com bordas personalizadas.

Deixe seu comentário