Google vai priorizar sites mobile.

Sempre que somos procurados para o desenvolvimento de websites, alertamos sobre a necessidade do desenvolvimento compatível com mobile. Citamos sempre a necessidade de garantir que o site gere uma boa experiência ao visitante. Afinal, navegar pelo celular em um site para desktop é realmente algo chato, as fontes são muito pequenas, cliques são difíceis, etc.

 

Mesmo com esse cenário, muitos clientes optam por não fazer o site compatível com mobile (responsivo), para poder economizar no desenvolvimento. Mas agora isso vai ter que mudar, uma vez que o Google comunicou a intenção de priorizar sites mobile nos resultados de busca. Ou seja, sendo que todos fazem sites para serem encontrados em pesquisas de internet, não estar entre os priorizados pelo gigante das buscas é o legítimo desperdício. Ainda mais que normalmente o desenvolvimento responsivo não representa um acréscimo extremamente significativo no orçamento.

 

Essa atitude do Google se dá por que hoje ele não consegue controlar se o site é mobile ou não, assim, muitas pesquisas feitas em celulares levam os visitantes para um site de desktop, o que prejudica muito a experiência do usuário. Tendo em vista que hoje o volume de pesquisas do Google via mobile já superou as pesquisas desktop, é muito interessante que os usuários sempre terminem em um site mobile. O Google defende que um site precisa oferecer a mesma experiência ao usuário, independentemente do device escolhido.

 

Certamente, esse vai ser mais um (se não for o principal) argumento que usaremos para conscientizar os nossos clientes da importância do desenvolvimento compatível com Mobile. Acreditamos que o desenvolvimento responsivo é praticamente obrigatório, e não mais um acessório. Para quem quiser entender na prática essa diferença, listamos abaixo alguns de nossos trabalhos para exemplificar:

 

Estes são responsivos, assim se adaptam para mobile, abram em seus smartphones:

 

 

 

Já estes, embora todos muito bonitos, foram feitos apenas para desktop, abrindo no smartphone será possível perceber como fica dificultada a navegação:

 

 

 

Deixe seu comentário