Importância do mobile com o aumento das conexões móveis

André Dalpian Kuhn, da Aioria Software House

blankA expansão das redes móveis é uma grande oportunidade para a atuação empresarial no universo mobile. De acordo com a 5G Americas, associação setorial da tecnologia 5G para as Américas, até 2023 haverá cerca de 10 bilhões de conexões móveis, no mundo inteiro.

A revolução tecnológica historicamente tem favorecido diversos setores que investiram nela para promover a melhoria de produtos e serviços. Por isso, as empresas que apostarem na comunicação com seus clientes, por meio de aplicativos e soluções mobile, experimentarão incremento de receita nos próximos anos.

Temos inúmeros exemplos no mercado, como Airbnb, Amazon, Uber, entre outras, que faturam a margem de trilhões anualmente. São organizações nascidas e que operam de maneira completamente digital, realizando vendas, seja de produtos ou serviços, baseadas em ecommerce e apps móveis.

A penetração dos dispositivos móveis gerou um grande impacto no comportamento do consumidor. Nos últimos cinco anos, a posse de smartphones da população saltou de 14% em 2014, para 62% em 2016 (Google Consumer Barometer). Trata-se de um incremento de 450%, o que mostra a importância dos aplicativos e soluções de vendas móveis para todas as empresas.

O consumo online faz parte da rotina de grande parte da população do Brasil, está longe de ser tendência, trata-se de um comportamento consolidado. Segundo estudo da consultoria PWC, 21% realiza compras online semanalmente, o maior índice registrado pelo estudo, realizado desde 2004.

Os números demonstram a importância de manter investimentos em frentes voltadas para interagir, vender e se comunicar com o cliente, por meio de smartphones e tablets, que são acessíveis para grande parte dos consumidores.

Estes dispositivos são os preferidos porque oferecem praticidade para realizar buscas, avaliações, reservas, compras, sem a necessidade de se deslocar, ou fazer ligações.

Fique de olho ainda, na inteligência artificial dos assistentes de voz. Ela deve começar a ser relevante no mercado nacional em breve, o que já ocorre na China ou Estados Unidos.

As organizações que tiverem uma resposta rápida e estratégica para esta nova realidade, com foco no atual comportamento do consumidor, devem experimentar resultados expressivos.

Todo este panorama aponta expectativas promissoras para as organizações numa sociedade que busca transações seguras, experiências individualizadas, ágeis, disponíveis e satisfatórias.

A grande oportunidade que as soluções móveis oferecem às empresas é uma revolução constante, que exige investimentos, não só para obter lucro, mas para manterem-se no atual mercado digital. Trata-se de oferecer uma experiência móvel satisfatória para clientes digitais.

Para estar em sintonia com este novo modo de consumir, é preciso que as empresas desenvolvam aplicativos e soluções móveis, um grande desafio. Por isso, devem contar com parceiros especializados neste mercado para que desta forma, possam oferecer uma interface que agrade aos clientes e não que seja mais um fator para perdê-los. A presença digital é necessária, mas exige expertise.

Deixe seu comentário