Meu app está pronto…e agora?

O mercado de desenvolvimento de apps no Brasil têm crescido mais do que o Produto Interno Bruto. Isso pode ser creditado ao aumento da venda de smartphones no país (ou seja, finalmente estamos deixando o celular de tela verde com o jogo da cobrinha de lado), que trouxe fábricas estrangeiras para solo nacional e incentivou a criação de parques tecnológicos. Cada vez mais empresas, investidores e empreendedores estão apostando no mercado de aplicativos mobile.

 

Houve, também, aumento significativo de qualidade e funcionalidade dos softwares, e consequentemente, do preço. Aparelhos com mais tecnologia surgem no mercado com intervalos cada vez menores, e os apps têm acompanhando esse desenvolvimento. E claro, estão se tornando mais versáteis também para funcionarem bem em diferentes dispositivos (hoje, por exemplo, há cerca de 19 mil aparelhos com sistema Android).

 

Esse crescimento do mercado trouxe também um aumento no marketing investido nessa área. O impacto maior certamente foi no desenvolvimento de jogos. Hoje você já pode ver propagandas na televisão e em diversos meios de comunicação, o que acaba afastando os pequenos investidores, ficando exclusivamente na mão de grandes empresas. Mas há ainda diversos segmentos pouco explorados e com terreno a ser trilhado, sem precisar de altas cifras em marketing.

 

Para entrar no mercado mobile hoje já não basta somente ter um bom app, é preciso ter divulgação, propaganda (mesmo que pequena e sem altos custos) e, dependendo, empresas que topem abraçar a sua ideia no início para que ela possa sair do patamar de programa pronto (ou ideia que saiu do papel) para o de startup. O passo pós desenvolvimento é crucial para o andamento do projeto, e muitas vezes, pouco visado na hora do planejamento. Ou seja, quando o app estiver disponível para download, é aí que o trabalho começa.

 

Mesmo assim, o grande atrativo do setor é que muitas empresas apresentam crescimento alto com uma equipe muito pequena e bastante qualificada, sendo assim, um bom investimento para empreendedores e para aqueles que querem colocar sua ideia em prática. Se você tiver bons contatos e estiver disposto a suar, entrar no mercado mobile pode ser um desafio interessante!

Deixe seu comentário