Mobile First: foco e objetividade no desenvolvimento de sites

Atualmente sites com layout responsivo estão nas graças do mercado. Usuários exigem essa configuração e empresas lançam cada vez menos sites que não estão adaptados para a plataforma mobile. Esse conceito, no entanto, ainda prioriza o desktop como carro chefe na navegação na internet.

 

Com o mercado de smartphones crescendo ano após ano, e a consequente migração dos usuários de meios tradicionais para essa nova plataforma, é interessante focar num outro tipo de desenvolvimento de sites: o Mobile First. Diferentemente do responsivo, o layout é pensado primeiramente para o mobile, para depois ser adaptado para tablet e desktop. As vantagens: uma melhora expressiva na experiência que o usuário tem ao acessar o site através de um smartphone – e vale lembrar que é a plataforma dominante em tempo de navegação na internet; e uma redução considerável de conteúdo, fazendo com que a procura por alguma informação não se torne maçante.

 

Os sites hoje utilizam muito pouco as ferramentas que o smartphone tem a oferecer, como o giroscópio ou GPS, já que o layout mobile foi adaptado do desktop. Já no Mobile First, isso seria perfeitamente viável. Claro que desenvolver dessa maneira requer domínio em usabilidade e arquitetura da informação, e uma adaptação de metodologia de trabalho – nada que a constante busca por inovação por parte das empresas já não demande. Rapidez e objetividade são as palavras de ordem na hora do desenvolvimento.

 

E já que hoje vemos todo mundo usando seus celulares a toda hora e em todo lugar, por que não pensar nos sites primeiramente para mobile?

 

bigstock-Flat-Responsive-Web-Design-50749562

Deixe seu comentário