Priorizando Android

Há poucos dias o Facebook solicitou a todos seus funcionários que trocassem seus iPhones por Androids. Não é novidade, inclusive já foi assunto deste blog, o fato de a demanda Android estar iminente com o atual share de mercado (cerca de 80%). Entretanto, vale uma reflexão de por que o Facebook tomaria uma ação dessas, será que pode ser um sinal de que existe uma tendência para os apps de Android superarem os de iOS não só em volume como em qualidade?

 

 

Sem abrir muitas brechas para interpretações, Chris Cox, CPO da empresa explicou que deu essa ordem por um motivo simples: Os desenvolvedores precisam ver a rede social da perspectiva dos usuários. Hoje em dia a grande maioria dos acessos são mobile, e a imensa maioria dos usuários de países emergentes utilizam Android, sendo assim, uma significante parte dos 1,5 bilhão de usuários do Facebook. Precisamos lembrar que a rede nasceu na era “desktop”, grande parte de sua evolução e criação da experiência de usuário se deu no período pré-smartphones. Particularmente, enxergamos que até hoje o Facebook sente dificuldades para a adaptação mobile, tanto é que com os anos foi perdendo espaço para algumas redes especializadas para o celular (por isso comprou as mesmas) como Instagram e Whatsapp.

 

fb-android1
 

Mas por que obrigar os desenvolvedores a utilizarem Android? Para quem olha de fora a resposta parece simples: em geral desenvolvedores, principalmente do vale do silício, preferem usar iOS, na verdade Android gera um grande incomodo para os programadores mobile. Existem muitos modelos diferentes em dispositivos das mais variadas capacidades, resultando em um ambiente muito mais difícil de controlar exigindo horas e horas de testes (a parte menos excitante do desenvolvimento de projetos). Em contra partida, o iOS por ser um ambiente controlado, facilita muito para o desenvolvimento da melhor experiência de usuário. O resultado foi que a decisão teve que vir no “canetaço”, essa troca não viria de maneira natural.

 

 

O que podemos interpretar dessa ação do Facebook é que a força do Android se faz cada vez mais latente, e tende a seguir aumentando com a força do número de usuários. Fazendo com que, nem que de maneira forçada que nem essa, passe a virar a prioridade. Certamente é mais um sinal que volume conta muito. Para nós, desenvolvedores, o negócio é ir aceitando e aumentando a paciência para execução de testes e mais testes nos 438651094356103495734605963418053415834170 modelos de android.

 

 

Deixe seu comentário