Star Wars e Star Trek nos avanços da tecnologia

Semana de estreia de Star Wars (guerra nas estrelas) com direito a trailer novo de Star Trek (Jornada nas Estrelas), o clima está bem intenso para os a galera Nerd, principalmente com mais de 30 anos. Nesse clima obviamente começamos a pensar, qual que eu gosto mais? Por que? Qual é uma ficção mais parecida com a nossa realidade? Qual deles conseguiu lá no passado prever/inspirar mais os avanços tecnológicos do nosso mundo?

 

 

Nessas reflexões me dei por conta que eu, por gostar mais de Star Wars, provavelmente não estou no mesmo time dos grandes criadores de tecnologia, esses me parecem se inspirar mais em Star Trek mesmo. No meu mundo inspirado em Star Wars eu estaria muito feliz em ter minhas tarefas diárias facilitadas por um droid em formato de hidrante que me transmitisse mensagens das garotas via holograma. Ou então possuir um sabre de luz para cortar o braço do filha da p*** que me assaltou ontem.
Mas o que realmente uso no meu dia a dia são coisas que enxergávamos nas series e filmes antigos de Star Trek:
E esses tablets e computadores touch screen? Basicamente minha ferramenta diária de trabalho:

 

 

startrek

 

 

Outro exemplo são essas telas planas, onde eles se comunicavam com as outras pessoas, basicamente onde faço mais de 50% das reuniões, em um Skype espelhado na televisão de tela plana.

 

 

startrek2

 

 

Esses são dois exemplos simples, e existem inúmeros (http://goo.gl/X7Cl02). Não sei se Steve Jobs, Bill Gates e cia curtiam Star trek e se inspiraram nas ferramentas da franquia, ou se apenas elas eram mais viáveis para o nosso futuro. Mas definitivamente estamos “mais próximos” de um dia-a-dia como o de Kirk e Spock, do que o de Luke e Han Solo. Uma pena, ainda queria a porra do meu sabre de luz, sem falar em pegar cerveja com a força, sem falar em hologramas no lugar das 68 mensagens de áudio do Whatsapp que recebo por dia. Quem sabe fique para as próximas gerações.

Deixe seu comentário