Como conseguir um investidor para minha startup?
Muitas pessoas chegam até nós cheios de dúvidas de como conseguir um investidor para desenvolver suas ideias. Neste post tentaremos, de maneira breve, abordar como esse processo se desenrola. Não iremos aqui, apontar para investidor “a” ou “b”, iremos apenas tentar esclarecer algumas dúvidas frequentes daqueles que procuram investimento para iniciar uma startup.
Obviamente que nessa hora bons contatos ajudam, mas não se engane, existe bastante chance de conseguir um investimento se sua startup for promissora, mesmo sem grandes contatos.
Tenho uma ideia incrível, devo mostra-la aos investidores?
Você pode tentar, mas provavelmente será o “esforço de uma usina para acender uma lâmpada”. Investidores podem até gostar de ideias, mas eles querem mesmo é colocar o dinheiro em algo que já esteja validado, ou seja, algo que já esteja rodando. Sair a procura desenfreada por investidores tendo só a ideia é um processo extremamente cansativo e muitas vezes frustrante, coloque essa energia no seu projeto, em fazer ele rodar.
Como conseguir um investidor anjo? O que é um investidor anjo?
O investidor anjo é aquele que faz o primeiro investimento significativo, aquele que te da possibilidade de escalonar a ponto de conseguir um segundo investimento ainda maior. No início você tem que conseguir investir do seu bolso mesmo, ou de algum investidor inicial. Em um segundo momento, com o negócio já rodando (mesmo que em pequena escala) você vai tentar um investidor anjo, que vai investir uma quantia razoável em troca de uma porcentagem minoritária da empresa (entre 20 e 40%). Basicamente todo o dinheiro que ele colocar será reinvestido na startup e você ainda estará correndo o risco junto com ele. Somente depois de uma nova rodada de investimento, com a startup dando certo, é que você vai começar a “ver” algum real lucro.
Na minha startup preciso de dinheiro para colocar todo em tecnologia?
Não, definitivamente não. A parte tecnológica vai representar, quando muito, 1/3 do investimento inicial necessário. O resto vai bastante em marketing e a maior parte em fazer o negócio rodar. Acredite, nenhum investidor está realmente interessado na ideia, ele está interessado na “ideia executada”. Leia aqui um post que fizemos falando sobre isso. Como disse o criador do Easy Taxi em uma entrevista quando perguntado sobre isso: “para teres uma ideia do meu grau de envolvimento, eu jogo bola no sindicato dos taxistas”.
Para eu conseguir um investidor, eu tenho que me dedicar 100% para a minha startup?
Sim, definitivamente. Aliás, 120% seria mais indicado. Esqueça a ideia de “gerenciar minha startup nos finais de semana enquanto eu trabalho no meu emprego durante a semana”. Investidores querem ver negócio rodando, ideia executada. Muitas vezes eles estão mais interessados no empreendedor do que na ideia em si, e empreendedor tem que se dedicar ao máximo. Imagine, se você não acredita na sua ideia para se dedicar 100%, por que ele acreditaria para colocar uma boa quantia de dinheiro?
Como eu posso “lançar minha startup” para que investidores possam ver?
Participar de circuitos de startup e colocar sua ideia na vitrine é sempre recomendável para que os investidores possam te enxergar, ajuda muito. Tente participar do maior número que você conseguir. Mas acredite, nada vai atrair mais um investidor do que uma ideia executada e validada, com usuários reais. Se você estiver rodando sua startup e ainda assim frequentar os circuitos de startup estará fazendo a coisa certa. Como falado antes, bons contatos sempre ajudam.
Existe algum tema/ideia que chame mais atenção dos investidores ou é tudo relativo?
É relativo. Mas falando em Brasil especificamente, os investidores vão se interessar primeiramente por startups que tenham modelo de negócio comprovado. Ou seja, nem que você tenha gastado já R$ 50.000,00, mas tenha ganho R$ 10,00, comprovado que sua startup pode gerar dinheiro, isso é o que eles procuram. Então, tenha cuidado com a ideia de “em um primeiro momento vou só fazer os usuários entrarem, depois vejo como ganhar dinheiro”, obviamente muitos usuários te guiarão para o sucesso, mas modelo de negócio validado é o que os investidores brasileiros buscam.
Gostou? Entre em contato para tirar suas dúvidas e venha desenvolver seu aplicativo conosco!